Montmartre. O bairro de tantos filmes, dos telhados tão típicos, das ruas de paralelepípedo, das casinhas de madeira, dos artistas e artesãos. Essa alma do bairro, que parece ter ficado no passado, ainda existe. Mas é preciso procurá-la, seja perdendo-se por suas ruas ou seguindo essas dicas: caminhe pela rue Caulaincourt e penetre em suas escadarias. Square Caulaincourt, rue des Saules e rue du Mont-Cenis: todas elas instigam os curiosos a subirem ou descerem mais um ou vários degraus.
Visite toda a rue Durantin, cujo comércio ainda tímido divide espaço com ateliers e casas de portinhas em madeira colorida. Espie o quase secreto Jardin Burcq; com entrada escondida pela rue Burcq e envolto pelos apartamentos que se debruçam em seu gramado, é encantador e calmo. E se encante com a Villa Léandre, ruela sem saída, travessa da Avenue Junot, que abriga uma série de sobrados coloridos e bem cuidados.
E, em cada canto, quem sabe, tope com um novo graffiti ou colagem, e mergulhe neste universo da street art, hoje indissociável do cenário parisiense.
Rue Durantin
Escadarias da Rue Caulaincourt
Escadarias Rue du Mont Cenis
Place Dalida/Rue Girardon
Villa Léandre
Comments