top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Projeto Inside Out no Phantéon

O Panthéon passará por quase 10 anos de reforma. Iniciada há pouco, as obras encontram-se em sua primeira fase e têm por objetivo a restauração da cúpula, que sofre com problemas de infitração, ferrugem e quebra das pedras. Um gigantesco andaime foi necessário à realização dos trabalhos e ele pode hoje ser visto de diversos pontos da cidade. Mas este não é um andaime como outro qualquer.

O Centre des Monuments Nationaux, responsável pela manutenção do Panthéon, pensou em dar um nova cara ao monumental canteiro de obras que invadiu o 5e arrondissement de Paris. Para isso, contratou o fotógrafo JR, que à frente do projeto INSIDE OUT, cobrirá a cúpula com seus típicos cartazes de fotografias. Durante o último mês de março, caminhões pertencentes ao referido projeto foram espalhados pela cidade para coletar retratos de quem assim desejasse – ou melhor, estivesse afim de enfrentar as filas para tanto! Outros foram recebidos via internet. Aproximadamente 4000 retratos comporão o mosaico que já começou a ser montado e será aberto à visitação a partir de 04.06.2014. Por enquanto, você pode acompanhar de longe a colocação dos murais, especialmente a partir da Rue Valette!


Panthéon_JR

JR au Panthéon_Didier Plowy

Foto: Didier Plowy/Centre Monuments Nationaux – colocação dos

Saiba mais

Para todas informações sobre a restauração, acesse Au Panthéon.

JR – Em 2001 o francês JR começou a fotografar pelas ruas de Paris. Os retratos que faz vão parar nos muros de diversas cidades, constituindo uma nova forma de expressão artística, livre e de acesso gratuito.

INSIDE OUT PROJECT – O projeto nasceu em 2011 e as colagens de JR passaram a percorrer o mundo. Até hoje foram mais de 195 mil retratos em mais de 100 países, colhidos sempre com a ajuda dos caminhões (photomatons) e, lógico, com a colaboração das milhares de pessoas que se fazem fotografar. O filme Inside Out explica como, ao mesclar arte, liberdade e identidade, o projeto conquistou os quatro cantos do mundo. Veja o trailler!


1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page