top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Saint-Paul de Vence: arte e gastronomia com ares do mediterrâneo


Saint Paul de Vence_1

A apenas 20 Km de Nice, o pequeno vilarejo medieval não atinge os 4.000 habitantes. Localizada no alto de uma montanha, entre os Alpes e o Mediterrâneo, a cidade murada tem uma vista de perder o fôlego e reúne diversas atrações culturais, como  a Chapelle Folon e o Musée de Saint-Paul, além de galerias de arte e restaurantes onde é possível degustar os sabores da região.

Embora o mais comum sejam as viagens de bate-volta a partir da Côte d’Azur, dormir na cidade é a melhor ocasião de mergulhar no mundo mágico de Saint-Paul-de-Vence, já que atividades não faltam. E o que fazer lá?

1. Admirar o que ainda resta das muralhas construídas na cidade durante Idade Média (Porte de Vence e Tour de l’Esperon);

2. Caminhar à beira das muralhas construídas no Séc. XIV durante o reinado de François I;


Saint Paul de Vence 2

3. Visitar as igrejas e capelas e seus afrescos e obras de arte, em especial a Église de Saint-Paul, construída durante os Séc. XIV e XVIII, e a Chapelle des Pénitents Blancs (também chamada Chapelle Folon),  que no início do ano 2000 foi decorada pelo artista belga Jean-Michel Folon, frequentador assíduo de Saint-Paul;


Saint Paul de Vence 4

4. Seguir os passos de Chagall, que ali viveu aproximadamente durante 20 anos;

5. Se deixar encantar com a magnífica paisagem e a incrível luminosidade do Mar Maditerrâneo, apreciada por artistas como Soutine, Signac e Dufy;


Saint Paul de Vence 5

6. Fuçar nas diversas galerias e sonhar com as obras de arte das vitrines;


Saint Paul de Vence 3

7. Visitar, sem pressa alguma, a Fondation Maeght (leia um artigo completo sobre ela aqui);


Fondation Maeght 1

8. Se perder entre as lindas ruelas do vilarejo, passando pela Place de la Grande Fontaine, que, como o próprio nome diz, abriga a grande fonte construída em meados de 1850;

Saint Paul de Vence 6
Saint Paul de Vence 7
Saint Paul de Vence 8
Saint Paul de Vence 9
Saint Paul de Vence 14
Saint Paul de Vence 11

Saint Paul de Vence 13
Saint Paul de Vence 15
Saint Paul de Vence 12

Informações úteis e outras dicas na cidade

– Site oficial de Saint-Paul-de-Vence – www.saint-pauldevence.com

Cultura

Fondation Maeght – aberta todos os dias do ano; outubro a junho – 10h/18h; julho a setembro – 10h/19h; ingressos 15 euros.

– Chapelle Folon –  capela do Séc. XVII e que abriga diversas obras de Jean-Michel Folon. Place de l’église; 01 abril a 30 setembro, de 11h à 13h e de 15h à 18h; de 01 de outubro a 31 de março de 14h à 17h.

– Musée de Saint-Paul-de-Vence – numa casa do Séc. XVI, diversas exposições colocam em evidência a marcante presença na cidade de artistas como Chagall, André Verdet e Jacques Prévert. 2 rue Grande, de 01 de outubro a 31 de maio, de 10h à 18h; de 01 de junho a 30 de setembro, de 10h à 19h. Fechamento das 13/14h aos domingos e feriados.

– Tour Guiado “Nos Passos de Chagall” – o artista viveu na cidade por mais de 20 anos e o tour guiado leva o visitante a penetrar nesta história. 5 euros por pessoa, disponível em . Reservas e informações:  serviceguide@saint-pauldevence.com.

Galerie Le Capricorne – Há mais de 25 anos em atividade, tem importante seleção de obras de Picasso, Chagall, Matisse e Braque, entre outros.  15 e 64 rue Grande; seg/dom 9h30/19h.

Gastronomia e hospedagem

Restaurant Le Tilleul – num terraço enorme, debaixo da sombra de uma grande árvore e com uma vista magnífica, é o local ideal para experimentar a cozinha local, simples, mas com produtos frescos e de ótima qualidade. Place du Tillleul; seg/dom. café da manhã a partir de 8h30, almoço 12h/15h, salão de chá 15h à 18h e jantar 19h30/22h.

Les Mas de Pierre – localizado ao pé da muralha da cidade medieval, o hotel 5 estrelas oferece hospedagem de luxo em meio às oliveiras centenárias da região. À frente do restaurante estão os chefs Michel Rostang (chef 2 estrelas no Michelin por seu restaurante parisiense) e Emmanuel Lehrer. 2320 Route des Serres.

Hôtel Le Saint-Paul – tendo conquistado recentemente sua quinta estrela, este hotel afiliado ao Relais et Châteaux tem apenas 16 quartos decorados com todo o charme da Provence. Também tem concorrido restaurante de alta gastronomia. 86 rue Grande.

Como chegar a Saint-Paul de Vence

A partir de Paris, é possível pegar o TGV (trem de alta velocidade) até Nice e, de lá, um ônibus (Autocar n. 400) até Saint-Paul. Para todos os detalhes de transporte, clique aqui e onsulte o site da cidade.

5 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page