top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Trouville: praia pertinho de Paris

Trouville-sur-mer é uma das cidade de praia mais conhecidas da Normandia. Os motivos são os mais variados: a proximidade de Paris, a praia, os frutos-do-mar, as paisagens retratadas ao longo dos séculos por pintores famosos, a típica arquitetura do Séc. XIX. Há quem faça bate-e-volta de Paris praticamente todos os finais de semana durante o verão e a primavera. Mas, mesmo no inverno, sem chuva, dá para degustar as delícias que saem do mar direto para sua mesa!


Trouville praia

Localização: banhada pelo canal da Mancha, Trouville fica a 200 km de Paris. Separada de Deuville apenas por uma ponte que atravessa o rio La Touques, a estação de trem para se chegar lá fica em Deuville; são apenas 2h15 de trajeto e as passagens custam entre 2o e 30 euros. Da estação de trem até o centro de Trouville, são  15 minutos de caminhada.

Atrativos naturais: a praia e o mar são os grandes atrativos. Precisa mais? Ao amanhecer e ao entardecer, certamente você será surprendido com o céu cor-de-rosa cortado pelos pássaros, pela névoa e pela luz que tanto encantou os pintores impressionistas que passaram pela Normandia.


Trouville praia 1

Trouville praia 3

Trouville praia 4

Porto Trouville 1
Trouville Farol 4
Trouville Farol 2
Trouville Farol 1
Trouville Farol 3
Porto Trouville 2
Proto Trouville 3

O que e onde comer: camarões,  lagostins, os mais variados moluscos, ouriços, ostras, carangueijos. Há muitas opções na cidade, mas a que mais me agradou foi o mercado. Basta chegar em uma das barracas, escolher dentre as opções de frutos do mar próprias para consumo imediato e aguardar seu “plateau”em uma das mesas. Regado à vinho branco, o programa torna o almoço ainda mais interessante… ou melhor, indispensável! Para moules (mexilhões), não tem jeito de fugir do clássico Les Vapeurs! A Brasserie que fica em frente ao mercado e ocupa uma calçada inteirinha não conquistou sua fama à toa: o tempero dos moules é perfeito!



Trouville Marché Poisson 4
Trouville Marché Poisson 5
Trouville Marché poisson 1
Trouville Marché Poisson 2
Trouville_Les Vapeurs_A Viagem Certa3
Trouville_Les Vapeurs_A Viagem Certa6
Trouville_Les Vapeurs_A Viagem Certa5
Trouville_Les Vapeurs_A Viagem Certa1

Especialidades da região: calvados (espécie de bebida estilada feita de maçã); maçã, queijos como camembert, andouille (espécie de embutido), coquille Saint-Jacques (conhecemos como vieira), peixes como Maquereau e Sole e bulots (espécie de molusco delicioso). Além dos restaurantes, a feira que acontece às quartas e domingos é uma ótima oportunidade para ver e degustar tudo isso! A loja L’Intant Fromages (foto abaixo – 50, rue des Bains), tem geleias, queijos, mel, biscoitos e outras iguarias.


especialidades Trouville_A Viagem Certa1

O que visitar: a cidade não tem grandes atrativos em termos de museus. No entanto, há uma vasta opções de brocantes (brechós), onde é possível garimpar um novo objeto de decoração, e também diversos atelier de artistas locais, com pinturas e esculturas. A cada um de fazer sua descoberta. Os cartazes antigos da cidade também estão por toda parte e colorem vitrines de lojas, bares e cafés!


Trouville 1 A Viagem Certa


O museu da cidade: localizado numa casa do Séc.  XIX, chamada la Villa Montebello, o museu conta um pouco a história da cidade, a influência dos ingleses na região – de quem, aliás, o franceses teriam herdado a curiosa prática de tomar banho de mar – e a presença de famosos pintores como Corot e Eugene Boudin e escritores como Falubert e Alexandre Dumas. Vale a visita também pela vista!


Museu Trouville_A Viagem Certa2

Museu Trouville_A Viagem Certa1

Onde se hospedar: viajei a convite da proprietária de studio bem simpático, super bem localizado, no centro de Trouville e pertinho da praia. Ele está no Air BNB (Trouville Studio Duplex at the beach) e está cheio de elogios!  Com cozinha completa, é ideal para um casal ou mesmo para quem tem filhos pequenos. As instalações são simples, mas a diária é bem em conta (aprox. 70 euros) e vale a pena para quem vem à Paris e quer aproveitar para conhecer um pouco mais da França.


Apartamento Trouville_Anne 2

Apto Trouville Anne_1
2 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page