top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Hoje em Paris: A Vila Madalena é aqui?!?

Logo que cheguei em Paris falei do Canal Saint-Martin no blog, especialmente como uma opção de passeio agradável pela ciclovia. No entanto, na ocasião não havia explorado a região à pé, saindo da avenida do Canal para conhecer as ruas menores, entrando em lojas e etc. Mas hoje fiz isso, especialmente porque o frio me desencorajava a caminhar próximo ano Canal. A impressão de que as redondezas lembram a vila Madalena eu já havia tido. Mas hoje a impressão virou certeza. E mais do que saudades do meu bairro paulistano, senti felicidade. Mais uma vez, me senti em casa. Um bom lugar para começar é o cruzamento das ruas indicadas abaixo.


Bem ali, há alguns restaurantes. Um deles que testei e aprovei chama-se Ari – Madame Shawn e fica no n. 03 da Rue des Récollets. No cardápio, várias opções para compor um menu (prato + bebida + café ou entrada + prato + bebida + café e assim por diante), cujo preço varia entre 13 e 18 euros. Pedi um macarrão de arroz com legumes “crocantes” que me deixaram triplamente feliz, porque: 1. veio fervendo, ótimo para um dia como hoje; 2. o prato era “bem servido”; 3. os legumes vieram ultra crocantes – que brócolis; 4. não era apimentado! Como não optei por menu, gastei 13,50 euros, somando o prato e a coca light.


Nessa mesma rua há mais restaurantes (O Les Enfants Perdus, no n. 9, pareceu ser bom) e algumas lojinhas estilo Vila Madalena. Já beirando o canal ficam as 3 lojas Antoine et Lili, divididas assim: decoração, crianças e adultos. Cores, cores e mais cores, em especial nos divertidos artigos de decoração kitsch.


Continue mais um pouco pelo Canal, no sentido Republique. Visite a Artazart Design Bookstore (83, Quai de Valmy) com seus livros e objetos de arte.  Bem ao lado fica a  Boutique Dupleks (83, Quai de Valmy), que revende peças de estilistas do mundo inteiro. Entre na Rue Beaurepaire. Ah, que delícia. Várias lojas diferentes. E no n. 28, no Espace Beaurepaire, acontecia um encontro de estilistas e designers escolhidos a dedo, chamado Des Filles en Aiguille. Além de peças originais e de bom gosto, os preços são de atellier, o que significa dizer que você poderá encontrar os mesmos produtos em boutiques, mas o preço seguramente será maior do que quando adquirido diretamente do artesão. Pena que vai só até domingo! Aqui segue a lista dos expositores que mais gostei:

Batchi Batcha – roupa de cama infatil

La Lune Bulle – luminárias e móbiles em tecidos delicados

Sandrine Colin – bolsas coloridas e estilosas. Meu Deus, o site não tem nada ainda! Vou ter que voltar lá para tirar fotos das bolsas! Mas dá uma olhada nessa foto no site dos expositores… é linda, não é linda? E são muitas combinações.

Perles e Coquillages – as fotos do site não são muito boas, mas eu amei estes colares em filigrana. São delicados e muito bem acabados.

Dedico este post às minhas amigas que amam a Vila Madalena e suas lojas tanto quanto eu: Ju, Cinthia, Carol,  Gabi, Helô e Aline (como lembrei de vc, Sra. Le Recyclé)

1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page