top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

La Tarte Tropézienne: especialidade de Saint-Tropez em Saint-Germain


Tarte Tropézienne

Foto: site oficial Tarte Tropézienne

Tarte Tropézienne é a pâtisserie típica e lendária que, assim como Brigitte Bardot, é intimamente ligada à cidade de Saint-Tropez. O que se conta é que durante as filmagens de “Et Dieu créa la femme” na cidade, a torta criada por Alexandre Micka em 1955 teria feito um enorme sucesso com toda a equipe de filmagem, e assim fora batizada pela diva do cinema francês. Desde o seu nascimento, a receita de seu creme é mantida em segredo e a torta, fabricada com toda a proteção e sigilo. Embora reproduzida em todos os cantos da França, a verdadeira Tarte Tropézienne é a de Alexandre Micka, hoje mantida por seu sucessor Albert Dufrêne, e faz parte dos programas de quem visita a cidade.

A torta é composta por uma massa leve (dizem ser uma espécie de brioche, mas há quem realize a receita com pâte à choux, usada em éclairs) cristalizada com açúcar antes de ser levada ao forno. Depois de fria, ela é recheada com um creme de baulinha, saborosíssimo, firme e homogêneo.

Já espalhada pelo litoral do Mediterrâneo, a verdadeira Tarte Tropeziénne tem um loja de Paris, no coração de Saint-Germain-des-prés. Ali, a iguaria pode ser encontrada em diversos tamanhos, desde a versão grande para 10 pessoas (28 euros) até a versão mini (1,70 euros), que vai super bem com o café ali no local mesmo. Mas, já aviso, se escolher a miniatura,  é impossível comer uma só! Anote: 3 rue de Montfaucon – 75006; tel.01 43 29 09 81;seg/sáb. 10h30/19h30 e dom. 10h30/18h30; metrô Mabillon/linha 10.


Tropeziénne 1

Tropeziénne 2

tropeziénne 3
1 view0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page