top of page
  • Writer's pictureClau Gazel

Verão em Paris é época de Piquenique: prepare o seu!


piquenique

Numa cidade de mais de 2 milhões de habitantes, o mais leve sopro de calor da primavera faz com que os parisienses troquem seus pequenos apartamentos pelos jardins e parques de Paris. Mas o que é preciso para um bom piquenique? Da escolha do lugar ao cardápio, passando pelo apetrechos, para um bom piquenique é preciso, antes de mais nada, compreender a “art de vivre” dos franceses. O piquenique é um das formas que os franceses e, logicamente, os parisienses encontraram para aproveitar ainda mais a estação mais esperada do ano, o verão.  Logo, é fundamental que a meteorologia colabore. Com tempo fechado, frio e chuva, simplesmente não dá! É por isso que a época em que os piqueniques se espalham por Paris vai da metade da primavera até o fim do verão. Depois, é preciso tempo para comer com calma, se esticar no gramado, aproveitar o sol, a natureza, os amigos e a família. Para o francês, comer  é coisa séria, que merece tempo e dedicação total. Para um piquenique não há pressa, assim como não há pressa à mesa. E, quanto mais tarde acontecer o pôr-do-sol, melhor: o evento terá sua duração estendida, penetrando noite adentro.

1. Onde fazer seu piquenique? Lugares não faltam. De norte a sul, de leste à oeste, a cidade oferece opcões incríveis, desde parques, praças e até bosques. As margens do Sena também fazem sucesso, mas é preciso fugir do emaranhado de gente da região da Notre-Dame e  Saint-Michel. Veja abaixo os meus lugares preferidos (e não todos de Paris).

Bois de Boulogne – Com um lago enorme, muito espaço para piquenique, parquinho e até cavalo para as crianças darem uma volta, o bosque tem tudo para agradar a todos.

Bois de VincennesCom quase 10 Km²,  o bosque é ideal para piqueniquer em volta de seus 4 lagos.  É para passar um dia inteirinho respirando ar puro, bebendo e comendo.

Jardins du LuxembourgCentral, o jardim tem fontes e estátuas maravilhosas e abriga o Senado francês, além de um gramado perfeito dedicado exclusivamente à pratica de piquenique.

Parc Buttes-Chaumont -Com quase 25 hectares, é um dos maiores de Paris e, de lá, se tem uma vista linda.


Parc FloralO parque tem jardins especiais (bonsai, jardins das borboletas etc) e milhares de espécies de plantas. Em dias de show, o piquenique rola com som ao vivo.


Parc de Montsouris – Com um lago enorme, muito espaço para piquenique, parquinho e até cavalo para as crianças darem uma volta, tem tudo para agradar a todos.


Promenade Plantée e Jardins de ReuillyA Promenade Plantée é uma passarela suspensa arborizada construída no lugar de uma antiga linha de trem. Com cerca de 4,5 Km, atravessa o 12º arrondissement. Uma opção deliciosa de passeio que pode acabar em piquenique no amplo gramado do Jardins des Reuilly.Embora bem afastado do centro, é um das opções que mais me agrada.


reully 3

Jardin des Plantes – um dos maiores parques da cidade, também tem área reservada especialmente para piqueniques. Suas flores e jardins especiais são de encher os olhos.

Ile Saint-Louis (pontinha perto da Pont de Sully) – Embora não tenha quase gramado, ali se pode ficar bem pertinho do Sena e muita gente adora. Mas sua toalha terá que ser esticada no cimento mesmo.


Place Louis Aragon – é a outra ponta da Ile Saint-Louis, pertinho da Notre-Dame. Aqui também não há gramado e a vantagem é ficar bem perto do rio e sentir sua brisa… se ela existir!

No Sena, aos pés do Institut du Monde Arabe – ali as pessoas se espalham nas margens de cimento, mas há um gramado para os mais sortudos… ou mais adiantados! Durante o verão, é possível assistir às aulas de dança que rolam por ali.


margem do Sena

Canal Saint-Martin – outra oportunidade de ficar pertinho da água, é arrumar um canto no Canal Saint-Martin.


2. Não esqueça nada! É preciso pensar em tudo o que levar: toalha grande, cesta, sacola-térmica para bebidas e itens perecíveis, copos ou taças, garfos, guardanapos de papel, pratos e saca-rolhas. Para itens descartáveis, procure um Monoprix ou Hema (loja holandesa que tem itens fofos para piquenique). Se a ideia é uma produção maior, Ikea, Habitat e Geneviéve Lethu são ótimas opções. Acesse os sites para descobrir a loja mais perto de você.

3. E o que comer? O cardápio deve ser prático: queijos, frios, pães, frutas, sucos, vinhos e água. Para incrementar um pouco, opte por tortas e bolos.

4. Veja o mapa que preparei para você

Visualizar Piquenique em Paris – A Viagem Certa em um mapa maior

3 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page